BRUXISMO

Bruxismo é um termo usado para um hábito noturno caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, durante a noite e briquismo é quando esse hábito é diurno. Em pacientes com bruxismo/briquismo as forças sobre a musculatura mastigatória são excessivas e produzem dores de cabeça, desgaste do esmalte, problemas gengivais, mobilidade dos dentes, problemas de disfunção da ATM (articulação temporomandibular), entre outros.

Desgaste dental produzido pelo ranger dos dentes

O bruxismo/briquismo geralmente piora os sintomas de disfunção da ATM e é uma das principais causas deste tipo de doença.

Causas: Entre as principais causas citadas está o tipo de personalidade e stress a que o paciente é submetido, a oclusão dentária, os mecanismos neurológicos que regulam o sono e a tendência que temos de descarregar em nossos dentes as nossas preocupações e emoções, como quando estamos em estado de estresse ou tensão e tentamos descarregar essas emoções rangendo ou apertando os dentes. Isso acontece, também, quando sonhamos com acontecimentos negativos do dia a dia.

Como você pode identificar se você tem bruxismo/briquismo:
Sensibilidade nos dentes ao ingerir alimentos gelados, salgados ou ácidos. A abrasão das superfícies de mastigação que ocorre durante o ranger dos dentes leva a perda de esmalte do dente, expondo a dentina que é um tecido dentário sensível. Nestes casos, a dentina aparece escurecida na superfície de mastigação. O tratamento desta sensibilidade vai desde a dessenssibilização dentinária à colocação de prótese sobre o dente para cobertura e proteção. Problemas gengivais e de mobilidade dos dentes é outro problema causado pelo constante aperto dos dentes inferiores contra os superiores, que pode se apresentar como sangramento gengival, bolsa periodontal, retração da gengiva (exposição de parte da raiz do dente), perda de osso de sustentação dos dentes, mobilidade e até perda de dentes. Disfunções da ATM e dores orofaciais é um tipo de doença que pode aparecer a partir do bruxismo/briquismo. Este habito induz sobrecarga nos músculos da cabeça, face, pescoço e ATM levando a sintomas de dores de cabeça, dores no ouvido, zumbidos, tonturas e vertigens, sensação de ouvido tampado, estalos ou crepitações da ATM durante os movimentos de abrir e fechar a boca, bem como limitações do movimento de abertura da boca.

Tratamento:
Na maioria dos casos procura-se controlar o bruxismo/briquismo. É importante proceder ao equilibro do sistema mastigatório através de um completo tratamento dental, bem com tratar o lado emocional do paciente. È recomendado o uso de dispositivos interoclusais com o objetivo de proteger os dentes e levar a oclusão (mordida) para uma posição de conforto. Utilizamos em nossa clínica técnicas fisioterápicas, associadas ao tratamento das disfunções da ATM. Alguns procedimentos como técnicas de relaxamento, psicoterapia, condicionamento por exercícios físicos, hipnose, psicoterapia e exercícios de respiração contribuem para a melhora relativa dos sintomas comportamentais. O dispositivo interoclusal e a reabilitação oclusal corrigem as interferências dentarias e, também, medicamentos e antidepressivos podem ser prescritos. O uso de aparelho ortodôntico seria recomendado somente após o tratamento do bruxismo e das disfunções da ATM o que poderia ser prescrito como tratamento final.

Bruxismo na criança:
O bruxismo em crianças até os seis anos de idade é considerado normal, pois faz parte do desenvolvimento dos ossos da face. Só é indicado tratamento se estiver prejudicando os dentes ou a saúde da criança.

Se você acha que tem bruxismo/briquismo é aconselhável marcar uma consulta imediatamente.