Disfuções da ATM e Dores Orofaciais

Tratamento de ATM e Ortodontia - 1ªConsulta

O tratamento da ATM e dores nos maxilares e na face envolve procedimentos específicos dividiso em duas fases importantes.

Dores de Cabeça e Saúde Dental

Estima-se que 80% das dores de cabeça originam-se de uma tensão muscular e muitas vezes tem origem na oclusão dentária.

Bruxismo

O hábito de ranger ou apertar dos dentes. As forças sobre a musculatura mastigatória são excessivas e produzem dores de cabeça, desgaste do esmalte, entre outros.

Zumbido

É um som que nasce no ouvido de uma pessoa sem a existência de um estímulo externo. Pode ter uma única ou múltiplas causas. O zumbido não é uma doença, mas um sintoma que deve ser tratado.

A Articulação Temporomandibular (fig.1) possibilita fazer todos os movimentos de abertura e fechamento da boca em todas as direções, contribuindo inclusive, para os movimentos de mímica. Quando aparecem as disfunções, os movimentos tornam-se limitados e doloridos durante a mastigação, a fonação, a deglutição, ou mesmo durante o sono. Em conseqüência, os músculos que sustentam o sistema mastigador, tentando impedir o deslocamento da articulação, irão se contrair exageradamente, produzindo espasmos muito sensíveis, contínuos ou intermitentes. Após meses ou anos de hiperatividade muscular, as dores instalam-se definitivamente a nível craniano, cervical com irradiações para o pescoço e ombros, podendo ir até a extremidade dos dedos.

Desta maneira, a fadiga muscular e a tensão ligamentar não permitem mais o equilíbrio da articulação com seus anexos anatômicos normais (menisco e côndilo mandibular) quando então aparecem os “clicks” (ruídos) da ATM durante os movimentos de abertura e fechamento da mandíbula. Com o tempo e a evolução do problema, você vai tendo mais e mais dificuldades ao abrir a boca e sentindo mais dores ao mastigar.. Se os espasmos (contrações) dos músculos mastigadores não forem tratados, os músculos do pescoço, dos ombros e das costas irão se contrair para compensar e aliviar o desequilíbrio. Por sua vez, estes músculos, já espásmicos, tornam-se doloridos, criando um quadro de desconforto que leva à perda de sua qualidade de vida com considerável queda no rendimento de suas atividades como o trabalho, estudo e lazer.

fig. 1

As disfunções da ATM e Dores Orofaciais atingem mais de 40% da população. Dores musculares, dores de ouvido, dores e ruídos na articulação, dor de cabeça, são, entre outros, indícios de que você pode estar sofrendo de uma disfunção.

ATM significa articulação temporomandibular. Existem duas articulações: uma de cada lado da face, em frente e próximo a base da orelha e conectam a mandíbula ao crânio.

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas a usa centenas de vezes ao dia. Elas trabalham muito quando você fala, mastiga, deglute ou boceja. Assim, você pode estar sofrendo um desconforto nesta articulação ou nos músculos que compõem o aparelho mastigatório, muitas vezes sem saber onde procurar auxilio. A dor, por sua natureza, é um problema grave e a dor crânio-facial (ATM e músculos da face) está, provavelmente, entre as que mais trazem sofrimento. Ela custa à sociedade somas exorbitantes em jornadas de trabalho perdidas, em medicamentos consumidos e em sofrimentos de todas as ordens.

Se você sente Dores faciais - Dor de cabeça - Dores no pescoço e ombros - Dores na articulação Temporomandibular - Dor ou zumbido no ouvido - Ruídos (clicks) da ATM - Mastigação dolorida - Limitação de abertura bucal - Bruxismo (ranger os dentes) e limitação da abertura bucal são, entre outros, indícios de que você esta sofrendo de uma doença ou disfunção da ATM.

Causas: Entre as várias origens está a má oclusão dentária aliada ao stress e a tensão muscular. Dentes tortos, desalinhados e mal posicionados, lesões cariosas extensas, falta de relacionamento do arco dentário inferior com o superior, perda ou desgaste de dentes, restaurações muito antigas e bruxismo produzem contatos indesejáveis induzindo à sobrecarga muscular que, por sua vez, produz compressão dos tecidos intra-articulares, com a conseqüente isquemia, edema e inflamação. Nesse estágio começam a aparecer os sintomas que se manifestam apresentando dores dos músculos da mastigação e de alguns músculos da face, as quais se irradiam pelo pescoço e ombros e dores localizadas na própria articulação.

Sintomas: Os principais sintomas são dores de cabeça que às vezes simulam enxaqueca, dor ao redor dos olhos, tontura, vertigem, abertura limitada ou travamento da mandíbula, formigamento nos dedos e nos braços, dor nos músculos da face que se irradiam pelo pescoço, ombro e costa, perda inexplicada de dentes, ouvidos tampados, doloridos ou ressoando sons desagradáveis, clique, ruídos ou dores nas articulações temporomandibulares ou ao seu redor.