DORES DE CABEÇA E SAÚDE DENTAL

Uma em cada oito pessoa sofre de algum tipo de dor de cabeça, que muitas vezes, pela severidade, não permite uma vida normal. Estima-se que 80% das dores de cabeça originam-se de uma tensão muscular e muitas dores de cabeça tensionais tem origem na oclusão dentária.

Com a vida agitada nas grandes cidades, o número de indivíduos que sofrem de dor de cabeça crônica pode chegar a 40%. Mas, a dor de cabeça não é coisa nova: existem relatos de que civilizações antigas usavam poções mágicas para a cura e, em casos severos, chegavam a fazer uma perfuração no crânio do doente para que o espírito do demônio, que se acreditava ser a causa da dor, pudesse escapar.

Através dos anos nos aprendemos muito sobre as causas das dores de cabeça e como trata-las. Hoje, há um crescente crédito de que a causa comum da dor de cabeça tensional é a má oclusão dentária.

Dor de cabeça e apertamento dental
Como o apertamento dental pode causar dor de cabeça? A dor de cabeça tensional resulta de esforço ou contração muscular. Quando os músculos são submetidos a esforço por longo período de tempo, ficam doloridos. A dor de cabeça por apertamento dental é um tipo de dor de cabeça tensional. Ela pode manifestar-se em um ou em ambos os lados, ou circundar toda a cabeça. A dor é pulsatil e melhora com o uso de aspirina. Alguns sinais específicos podem indicar se a dor de cabeça tem origem dental:

Dor atrás dos olhos
Músculos doloridos ou cansados
Dor de cabeça ao despertar
Ranger dos dentes
Estalido ou crepitação na ATM
Dores à palpação.

Os músculos que controlam nossa mandíbula e mantém nossa cabeça ereta são muito complexos. Muitas pessoas não se dão conta de que deglutem o tempo todo e que o maxilar inferior, para realizar esse trabalho, vai de encontro ao superior, imprimindo certa força contra o crânio. Nós deglutimos cerca de 2000 vezes ao dia. Se sua mordida é instável, como no caso de perdas ou desalinhamento de dentes, os músculos devem trabalhar mais para manter os dentes juntos. Muitas pessoas tiram férias para descansar, porém os músculos não descansam nunca e o excesso de trabalho tornam-os estressados. Quando são submetidos a esforços constantes eles podem tornar-se doloridos.

A dor pode ser sentida na face ou articulações e, muitas vezes, entretanto, é referida para outras áreas da cabeça. A dor é referida quando se origina em uma parte do corpo diferente da área onde ela se está sentindo.

Como a sua cabeça é mantida equilibrada no topo da coluna cervical por músculos do pescoço, ombros e costas, estas regiões também podem apresentar dores oriundas da tensão muscular, que muitas, vezes tem origem no desbalanceio da sua oclusão dentária. Assim, para o tratamento destes sintomas, nós buscamos reequilibrar o sistema neuromuscular do aparelho mastigatório como um todo.

Tratamento dentário.
Se você suspeita que sua dor de cabeça possa ter origem no seu sistema mastigatório (dentes e oclusão) é interessante marcar uma consulta agora mesmo. Assim vamos examinar seus dentes, sua musculatura, suas articulações temporomandibulares e determinar se o estresse dental ou disfunções da ATM é a fonte de sua dor de cabeça. Caso venha a ser, o tratamento envolve o reequilibrio de todo o seu sistema mastigatório e a reabilitação oclusal através da correção adequada dos dentes, fazendo com que sua musculatura possa trabalhar sem esforço excessivo e tensão. Em alguns casos pode ser necessário o auxílio de outros tipos de tratamento, tais como fisioterapia, RPG, entre outros, de modo que, ao longo do seu tratamento dentário, você adquira a correta relação postural de sua cabeça, pescoço e ombros. Terapia de relaxamento também ajuda no relaxamento da musculatura e a identificar as fontes de emoção e estresse. Entretanto, se a verdadeira fonte da dor de cabeça é a postura ou maloclusão, esta deve ser tratada.
O importante objetivo da reabilitação neuromuscular do sistema mastigatório é assegurar uma boa saúde e, assim, melhor qualidade de vida. Se você tem algum dos sintomas mencionados, marque uma consulta imediatamente. Isto será o seu maior investimento.

Agende uma avaliação

Entre em Contato

  • Segunda à Sexta  das 09h00 às 18h00
  • Rua Ébano Pereira, 60,conj. 906, Centro, Curitiba / Paraná.
  • (41) 3232-5952
  • mtf0939@yahoo.com.br

Deixe uma mensagem