ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

ORTODONTIA
A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que pesquisa, estuda e procura corrigir a posição dos dentes e maxilares no conjunto da face. Preocupa-se com a saúde bucal e a estética facial, tanto no aspecto preventivo como corretivo, atua da criança, quando começa a trocar os dentes, ao adulto, independentemente da idade. Um dos objetivos da ortodontia é fazer com que o paciente venha a ter boa oclusão e possa mastigar bem os alimentos, além de ter um belo sorriso e goze sempre de boa saúde. Assim, trata os problemas relacionados aos dentes, suas posições e funções. A Ortopedia facial tem como objetivo tratar os problemas de desenvolvimento da face. Supervisiona e orienta o desenvolvimento e crescimento dento facial.

Antes do tratamento ortodôntico

Depois do tratamento ortodôntico

Aparelho ortopédico funcional

Ortopedia funcional dos maxilares
A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) tem como objetivo tratar os problemas de desenvolvimento da face, promovendo o monitoramento do crescimento de todas as suas estruturas. Para isso utiliza-se de aparelhos ortopédicos funcionais que atuam nos maxilares induzindo ou inibindo a ação dos músculos e da língua. A idade ideal para o tratamento ortopédico é dos nove aos onze anos para as meninas e dos nove aos doze anos para os meninos.

Adulto também pode tratar:
Existem estudos estatísticos mostrando que hoje a proporção de adultos que se submetem a tratamento ortodôntico já se aproxima dos 50% da clientela regular dos consultórios especializados. Teoricamente não existe limite de idade para se tentar a correção, pois os tecidos envolvidos na movimentação dos dentes são os mesmos tanto na criança como no adulto. Nossa clínica oferece tratamento para todas as idades.

Paciente adulto com mordida aberta esqueletal antes e depois do tratamento:

Antes
Depois

No adulto a mudança é sempre para melhor, independentemente da idade. Na prática, temos notado que os adultos sempre ficam felizes com os benefícios alcançados. Nunca é tarde para iniciar.
Não existe idade para beneficiar-se com os resultados. Em nossa clínica já tratamos pacientes com mais de 65 anos de idade.

Tipos de aparelhos
A tratamento ortodôntico,normalmente é executado com aparelho fixo, porém, alguns casos que dependem de, apenas, pequenos movimentos dentários, podem ser corrigidos com aparelho móvel (removível). Nos aparelhos fixos nós podemos usar braquetes metálicos ou braquetes estéticos em cerâmica.

Os braquetes metálicos, fabricados em aço inoxidável, hoje são cada vez menores, mais estéticos e confortáveis. Os elásticos coloridos são muito solicitados pelas crianças e adolescentes e as cores podem ser trocadas a cada visita ao consultório.
Os braquetes cerâmicos – estéticos – são muito aceito pelos pacientes, pela capacidade de mascarar a aparência do aparelho fixo, tornando-se quase invisíveis ao olhar. Assim, se você se preocupa com a aparência do seu sorriso, os braquetes estéticos são uma ótima opção.

Com a utilização do sistema Damon de braquetes autoligados, os quais não necessitam de ligaduras elásticas no arco, temos conseguido tratamentos mais rápidos (às vezes, até 50% de redução no tempo ativo de tratamento), com menos extrações de dentes para espaço e um número menor de visitas ao consultório para acompanhamento do tratamento. Vários estudos têm demonstrado que os tratamentos com braquetes autoligados geram resultados de qualidade superior ao sistema convencional.

Aparelho Ortodôntico Auto-Ligante

Tratamento mais rápido e seguro

50% mais rápido que os tratamentos convencionais.

Menor número de consultas.

Menos extrações para conseguir espaços para posicionar os dentes desalinhados.

Menor número de indicações de cirurgia.

Este moderno sistema de tratamento utiliza uma biomecânica inteligente e interativa e pode corrigir seus dentes em menos tempo e mais conforto do que os aparelhos convencionais.

Como funciona: O aparelho auto-ligante usa braquetes que dispensam a utilização de ligaduras elásticas ou metálicas para manter o fio ortodôntico no interior de sua caneleta. Possuem uma cobertura ou clipe metálico que apresenta um mecanismo de abertura ou fechamento que permite manter o fio no interior do braquete. Assim, dispensa o uso de borrachinhas para manter o arco. Desta forma, o fio desliza no braquete sem sofrer fricção, permitindo movimento mais rápido dos dentes e possibilitando uma redução significativa do tempo de tratamento. É mais estético, fácil de higienizar e mais confortável.

Esta nova tendência da ortodontia surgiu através de longos estudos e testes de materiais, sempre buscando uma maneira de simplificar o tratamento ortodôntico sem prejuízo para o resultado final do tratamento. Marque sua consulta e obtenham maiores informações sobre os benefícios que esta modalidade de tratamento traz para você.

Agende uma avaliação

Entre em Contato

  • Segunda à Sexta  das 09h00 às 18h00
  • Rua Ébano Pereira, 60,conj. 906, Centro, Curitiba / Paraná.
  • (41) 3232-5952
  • mtf0939@yahoo.com.br

Deixe uma mensagem