TRATAMENTO DA ATM E ORTODONTIA
1ª CONSULTA

Protocolo de Tratamento:
ATM, DORES NOS MAXILARES E NA FACE

O tratamento da ATM e dores da face envolve procedimentos que nós classificamos em duas fases importantes:

Como é procedida a primeira fase:
ATM, DORES NOS MAXILARES E NA FACE

Inicia-se com uma consulta, durante a qual são examinados todos os músculos da mastigação e da ATM, são pesquisadas dores como dores faciais, dores de cabeça, dores do pescoço e ombros, dor ou zumbido no ouvido, ruídos (estalidos) da ATM, mastigação dolorida, limitação da abertura bucal, hábitos para-funcionais como o bruxismo, entre outros. É, também, feita uma pesquisa do histórico do paciente e seus hábitos cotidianos que podem estar influenciando para o aparecimento da disfunção. Finalmente, é feito um exame do estado da dentição e da oclusão. Normalmente são solicitados exames complementares que vão desde uma radiografia à ressonância magnética das articulações.

Nesta consulta, quando necessário, são prescritos medicamentos e as devidas recomendações para melhora imediata do desconforto e da dor a que o paciente está submetido.

Esta consulta tem um custo, no qual já está incluído o retorno em uma segunda visita, quando será fornecido o diagnóstico e plano de tratamento para o caso.

Como é feito o tratamento:
Na primeira fase é feito o tratamento da disfunção ou doença quando procuramos restabelecer o equilíbrio do sistema mastigatório. O objetivo desta fase é eliminar a dor e trazer conforto ao paciente, deixando-o em condições de submeter-se ao tratamento definitivo, ou seja, a segunda fase. Para isso, podem ser usados medicamentos, fisioterapia, massagens, estimulação elétrica transcutânea (TENS), exercícios passivos, estabilização ou reposicionamento da mandíbula através de aparelhos inter-oclusais, técnicas de relaxamento, injeções intra-articulares, artroscopia e, em alguns casos, a cirurgia.

O tratamento da ATM e dores orofaciais não estarão completos se não for concretizada a segunda fase, a qual visa corrigir a causa, quando se procura manter a estabilização da ATM e restabelecer a função fisiológica normal através da reabilitação oclusal. Para isso, pode ser necessário tratamento ortodôntico, colocação de próteses, reposição de dentes ausentes, refazerem restaurações e ajuste oclusal, entre outros procedimentos, fazendo com que os dentes ocluam de tal forma a permitir perfeito posicionamento das articulações e harmonia com os músculos da mastigação. Você terá, além da melhor qualidade de vida pela ausência de dor e desconforto articular, restabelecimento da oclusão e equilíbrio neuromuscular do sistema mastigatório, além de um sorriso agradável pela melhora na estética dos dentes.

ORTODONTIA
O tratamento ortodôntico visa a correção de todas as anomalias dos dentes e da face,com o objetivo de melhorar a oclusão permitindo uma perfeita função mastigatória e um sorriso e estética facial agradável e perfeito. Na consulta inicial é feita a avaliação do caso e explicado ao paciente a necessidade e vantagens do tratamento. Na seqüência é feita a instalação do aparelho e dado continuidade ao tratamento.

Não esqueça que os cuidados com a sua saúde são o seu maior investimento.

Agende uma avaliação

Entre em Contato

  • Segunda à Sexta  das 09h00 às 18h00
  • Rua Ébano Pereira, 60,conj. 906, Centro, Curitiba / Paraná.
  • (41) 3232-5952
  • mtf0939@yahoo.com.br

Deixe uma mensagem